Quase tudo sobre: Google Analytics.
O que é? O Google Analytics é uma plataforma de análise de dados web desenvolvida pela Google.
Para que serve? Analisar dados. Isto é, o Google Analytics é uma ferramenta que veio facilitar e muito a vida de milhões de milhares de utilizadores de sites ou blogues. Fornecendo as estatísticas de vários canais, soluções para dispositivos móveis e relatórios de redes sociais.
Objetivo? Optimizar o uso de sites ou blogues.
Formação? O Google Analytics tem a sua própria Academia (com cursos online gratuitos), canal do YouTube e Blogue. Para mim, este aspecto da formação é essencial para melhor potencializar o uso do Analytics, ou seja, por muito que achemos saber mexer nalguma ferramenta deste tipo é importante canalizar conhecimentos e tirar o melhor partido dela.
Vantagens? É uma ferramenta gratuita.
"Concorrência": Omniture, The Webalizer, WebTrends.
Através do Google Analytics é possível ter estatísticas em tempo real. Para além disso, existe também a hipótese de cruzar e comparar conceitos como: duração média da sessão, páginas/sessão, sessões, taxa de rejeições, utilizadores, visualizações da página.
Outra excelente utilidade do Analytics é o "Público-Alvo". De uma forma muito suncinta, o Google Analytics consegue fazer uma descrição geral do nosso público, de modo a caracterizá-lo segundo dados demográficos, interesses, geografia, comportamento... Uma funcionalidade ideal para traçar o perfil do nosso seguidor. Portanto, como o Analytics é uma ferramenta de relatórios permite-nos também criar "Relatórios Personalizados", sendo uma ferramenta útil quando queremos ter relatórios mensais ou anuais arquivados num "local" de fácil acesso.
O principal desafio é seleccionar os relatórios com as informações mais relevantes, uma vez que são produzidos vários tipos de relatório com várias conclusões em assuntos diferentes. Cada site terá informações ou conclusões mais relevantes. Compete ao administrador ter esse poder de selecção e estabelecer critérios.
Os 3 primeiros passos no Google Analytics.
Google Analytics: Painel de Trabalho.